Uma Tabela Periódica diferente..

Uma Tabela Periódica diferente..
Elefantes!!!!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Prémio Nobel para descoberta de quase-cristais


O físico Daniel Shechtman ganhou o Nobel da Química pela sua pesquisa numa nova forma de cristal: os quase-cristais.
O cientista israelita Daniel Shechtman descobriu uma nova estrutural de cristal, que lhe valeu o Prémio Nobel da Química 2011. Esta nova forma de estrutura de cristal – o quase-cristal – era considerada impossível.
Após criar uma estrutura de cristal arrefecendo rapidamente metais derretidos, como alumínio e magnésio, e depois enviando uma onda de electrões por uma matriz de metal derretido, Shechtman descobriu que o material daí resultante consistia em unidades perfeitamente ordenadas mas nunca repetidas – algo antes considerado impossível. A publicação e análise por colegas dos resultados confirmou a descoberta e deixou em choque a comunidade científica.
“É assim que se fazem progressos na ciência. Quando alguém surge como uma descoberta que nos deixa cépticos, arranjamos tempo para verificar as observações e discutir as conclusões entre nós”, afirmou o presidente eleito da Sociedade Americana de Química. “Este é um excelente exemplo do triunfo da ciência e uma oportunidade para todos participarmos num respeitoso debate sobre a interpretação dos resultados”, adiantou Bassam Shechtman.
Desde a descoberta de Shechtman que cientistas de todo o mundo formaram muitos outros quase-cristais e exploraram as suas propriedades. As suas estruturas são tipicamente duras, não adesivas e muito fracas condutoras de calor e electricidade. Os cientistas postularam que tais qualidades podem tornar os quase-cristais ideais para diversas tecnologias, desde LED a revestimentos para frigideiras.
in revista quero saber, Dezembro de 2011
Claudia 12B

Sem comentários:

Enviar um comentário