Uma Tabela Periódica diferente..

Uma Tabela Periódica diferente..
Elefantes!!!!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011


ESA faz experimento com laser para medir gases do Efeito Estufa

Recentemente, as paradisíacas ilhas Canárias foram alvo de uma verdadeira Guerra nas Estrelas, travada entre dois grandes observatórios astronómicos. Durante duas semanas, feixes de raios laser cruzaram o céu nocturno numa experiência que promete mudar a forma de medição dos gases do Efeito Estufa.    A experiência foi realizada pela Agência espacial Europeia, ESA, em parceria com o Instituto de Astrofísica das Canárias, IAC, de Espanha e é a primeira fase de um ambicioso projecto que envolverá diversos satélites em órbita baixa ao redor da Terra.                                                                                                             Nesta primeira etapa, feixes de laser verde foram disparados do observatório na ilha de La Palma em direcção ao telescópio do observatório Teide, na ilha Tenerife, a 144 km de distância. O objectivo é avaliar o uso da técnica conhecida como "espectroscopia de absorção diferencial por infravermelho", uma maneira de fazer medições extremamente precisas de traços dos gases responsáveis pelo Efeito Estufa, como o metano e o dióxido de carbono.                  Nos testes realizados entre La Palma e Tenerife, o feixe de luz verde não tem qualquer importância experimental e serve apenas como guia para os invisíveis pulsos de laser infravermelho disparados em paralelo.
Daniela Figueiredo                                                                                                         






Novo planeta em zona habitável carece de estudos mais profundos

Apesar de parecer uma fantástica descoberta, o novo exoplaneta recém-descoberto pela NASA não deve ser visto como uma "nova Terra", com características que permitem o desenvolvimento de formas de vida similares às que conhecemos.                                                                                              Baptizado como Kepler 22b, o planeta se encontra fora do nosso Sistema Solar e foi descoberto através de imagens captadas pelo telescópio espacial Kepler, da NASA. Segundo a agência americana, o objecto mede 2.4 vezes o tamanho da Terra e completa uma translação ao redor da sua estrela em 290 dias.                      A descoberta, publicada na revista "The Astrophysical Journal", ocorre depois que a NASA anunciou uma lista com 54 objectos que poderiam ser classificados como planetas e que orbitariam dentro da chamada "zona habitável", uma região nas proximidades da estrela que permite que a água, caso exista, seja encontrada na forma líquida.
Daniela Figueiredo


NASA lança com sucesso jipe-robô Curiosity em direção a Marte

O jipe-robô Curiosity foi lançado com sucesso às 13h02 no dia 26 de Novembro de 2011. O lançamento ocorreu no momento programado, dando início à missão MSL, que durante dois anos estudará as condições de habitabilidade do Planeta vermelho.
Curiosity é o jipe planetário mais avançado já construído e também o maior veículo dos que já pousaram em Marte. É cinco vezes mais pesado que seus similares Spirit e Opportunity e também é maior que o jipe lunar guiado pelos astronautas das missões Apollo, durante as décadas de 1960 e 1970.
Daniela Figueiredo

Sem comentários:

Enviar um comentário