Uma Tabela Periódica diferente..

Uma Tabela Periódica diferente..
Elefantes!!!!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011


Descobertas Cientificas

                            Chá verde contra o mal de Alzheimer

Um estudo da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, indica que o chá verde pode proteger o cérebro de doenças como o Alzheimer e outros tipos de demência, como o cancro.
No estudo, os cientistas investigaram se as propriedades benéficas do chá verde , que já tinham sido comprovadas no chá recém-preparado e não digerido, ainda se mantinham activas caso o chá fosse digerido.
De acordo com o professor Ed Okello, a digestão é um processo vital para conseguir os nutrientes necessários, mas também significa que nem sempre os compostos mais saudáveis dos alimentos serão absorvidos pelo corpo, podendo se perder ou modificar no processo.
"O que foi realmente animador neste estudo é que descobrimos que, quando o chá verde é digerido pelas enzimas do intestino, os compostos químicos resultantes são até mais eficazes contra gatilhos importantes do Alzheimer do que a forma não digerida do chá", disse.
"Além disso, também descobrimos que os compostos digeridos (do chá verde) tinham propriedades contra o câncer, desacelerando de forma significativa o crescimento de células do tumor que usamos em nossas experiências", acrescentou.
Na pesquisa, a equipe trabalhou em conjunto com cientistas da Escócia, que desenvolveram uma tecnologia que simula o sistema digestivo humano. Graças a esta tecnologia, a equipe de Newcastle conseguiu analisar as propriedades protectoras dos produtos da digestão do chá.
Ana Francisco

Imagens reconstruídas a partir do cérebro

Os avanços científicos continuam a parecer-se cada vez mais com as tecnologias sonhadas pelos autores de ficção científica.
Uma equipa de cientistas da Universidade de Berkeley, na Califórnia, EUA,  conseguiu transpor imagens vistas por pessoas para um ecrã, através da monitorização de radiografias dos cérebros de um grupo de voluntários.
Os resultados foram dados a conhecer num trabalho científico publicado na revista "Current Biology" .
A experiência consistiu em tirar radiografias da actividade cerebral enquanto a "cobaia" via um filme. De seguida, os cientistas reconstituíam, através de um computador, as imagens vistas pelo indivíduo.
Jack Gallant, um dos neurocientistas responsáveis pela experiência, considera, em declarações reproduzidas pelo "Wall Street Journal", que o desenvolvimento da experiência pode vir a ser uma ajuda para pessoas que fiquem com as capacidades de comunicação severamente afectadas.
Contudo, a técnica desenvolvida pela equipa mantém-se num estado muito embrionário, sendo a imagem reproduzida constituída apenas por formas e movimentos, não sendo ainda suficientemente nítida para distinguir que figura humana está retratada numa das imagens, por exemplo.
Ana Francisco

Transformar água em hidrogénio

Este ano, o Departamento das Energias dos EUA e a Universidade da Califórnia descobriram um metal catalisador barato que consegue gerar hidrogénio gasoso a partir de água.
Os cientistas sempre concordaram que o hidrogénio seria a próxima grande energia renovável, se fosse possível produzi-lo de maneira barata e eficiente. O metal utilizado por estes investigadores é setenta vezes mais barato que a platina, material com que é geralmente feita a separação das moléculas da água.
Hemamala Karunadasa, principal responsável pelo projecto, explica os benefícios da descoberta: “O nosso catalisador não requer aditivos orgânicos, e consegue funcionar em qualquer água, mesmo água suja ou água do mar, a fonte de hidrogénio mais abundante na Terra é um electrólito natural.”


Ana Francisco

Sem comentários:

Enviar um comentário