Uma Tabela Periódica diferente..

Uma Tabela Periódica diferente..
Elefantes!!!!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

eclipses...e ....cabelos brancos...


Eclipse lunar total foi observado em parte do globo
Do oeste dos EUA até a Europa ocidental pessoas puderam ver a sombra que a Terra fez na lua


Eclipse observado do Nepal. Próximo
Um eclipse completo da lua pôde ser observado neste sábado (dia 10)em toda a região da zona leste dos Estados Unidos e no oceano pacifico. O eclipse começou por volta das 04h45 da manhã no horário do Pacífico e, após algumas horas, a Lua ficou coberta por uma luz avermelhada. Cientistas afirmam que o próximo fenômeno deste tipo deverá demorar três anos para ocorrer novamente.
Como ocorre um eclipse lunar?


O eclipse lunar acontece quando a lua passa por detrás da Terra enquanto orbita ao redor do planeta. A luz do sol fica não atinge diretamente o satélite natural que fica escondido pela sombra da terra.
é Diferente dum eclipse solar, que frequentemente é visto numa pequena parcela do globo, o eclipse lunar pode ser observado em todas as localidades que estariam a ver a lua.
O próximo eclipse lunar total acontecerá somente em 2014.


Do que são feitos os adesivos que brilham no escuro?
Os adesivos que brilham no escuro geralmente são feitos com sulfeto de zinco. Quando o sulfeto de zinco é exposto à luz, graças à sua configuração electrónica, os electrões das camadas mais externas absorvem a luz e são excitados para camadas electrónicas ainda mais externas. Quando apagamos a luz deixamos de fornecer energia aos electrões, que aos poucos vão retornando às suas camadas electrónicas iniciais. Durante esse retorno (que pode durar horas), eles devolvem a energia que absorveram na forma de luz. Esse fenómeno se chama fosforescência.
Alguns modelos de relógios têm detalhes fosforescentes que nunca perdem o brilho mesmo quando são deixados vários dias no escuro. Isso acontece porque o material fosforescente desses relógios está misturado com um pouco de material radioactivo, que funciona como uma fonte de energia para provocar a fosforescência.
Mariana Andrade




Por que é que os cabelos ficam brancos com a idade?


De acordo com as actuais teorias do envelhecimento, cabelos brancos surgem quando as estruturas que compõem as células se oxidam devido à acção dos radicais livres - tipos reactivos de oxigénio capazes de provocar danos celulares. Os radicais livres são moléculas instáveis, com número ímpar de electrões (partículas atómicas de carga negativa), que podem desequilibrar as funções celulares.
Até os 40/45 anos de idade, geralmente o organismo consegue vencer a luta contra os radicais livres, retirando-os da circulação sem grandes dificuldades. Depois, contudo, estes tendem a acumular-se gradualmente no organismo, contribuindo para o surgimento não só de cabelos brancos como de doenças degenerativas (arteriosclerose e cancro), problemas nas articulações (reumatismo e artrose) e alterações na pele (rugas e manchas senis).
Às vezes, os cabelos embranquecem precocemente, em geral quando, além de ter predisposição genética para isso, a pessoa enfrenta problemas particulares graves. Numa situação de stress emocional, por exemplo, o organismo libera grande quantidade de adrenalina, substância altamente oxidante que contribui para o aumento dos radicais livres na corrente sanguínea - e daí, para o surgimento de cabelos brancos.
Mariana Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário