Uma Tabela Periódica diferente..

Uma Tabela Periódica diferente..
Elefantes!!!!

domingo, 12 de junho de 2011

Por Daniela Mendes...

Durante a sua formação, Júpiter roubou' massa de Marte
Massa de Marte é significativamente menor que a da Terra.
Descoberta foi feita por simulação de astrónomos.


Uma simulação feita por uma equipa internacional de astrónomos mostrou que, na formação do Sistema Solar, Júpiter estava mais perto de Marte e atraiu uma grande quantidade de material disponível. Com isso, o planeta vermelho ficou privado de materiais na sua formação.
A descoberta publicada pela revista "Nature" responde a uma dúvida antiga dos especialistas. O volume de Marte é cerca de um oitavo do da Terra, mas a sua massa é por volta de um décimo da do nosso planeta. Se os planetas foram formados aproximadamente na mesma época, os astrónomos perguntavam-se, porque a relação entre as massas era tão desigual.
No estudo, os cientistas afirmaram que Júpiter surgiu para uma distância de 1,5 unidade astronómica – UA, que equivale à distância entre a Terra e o Sol, do Sol. Mais tarde, com a formação de Saturno, ele migrou para sua distância actual, cerca de 5 UA. No intervalo que existe no caminho, existe hoje um cinturão de asteróides.
“O resultado foi fantástico”, disse Kevin Walsh, do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, em San Antonio (EUA), que liderou o estudo. “Nossas simulações mostraram não só que a migração de Júpiter era consistente com a existência do cinturão de asteróides, mas também explicou propriedades do cinturão que nunca tínhamos compreendido”, completou o astrónomo.



'Buraco branco' poderia ter sido evidenciado
Um dos grandes enigmas do cosmos, os brancos seriam o oposto dos buracos negros


Pouco sabemos dos buracos brancos, além de que são o contrário dos buracos negros, ou seja, uma área no universo que joga matéria para fora, em vez de atraí-la. Além disso, nada pode entrar neles, são breves e instáveis. Na verdade, tudo isso é uma teoria e não há certeza de que eles realmente existem, mas, aparentemente, já apareceu a primeira evidência. Em 2006, houve uma emissão de raios gama de 102 segundos que ninguém entendia de onde poderia ter saído, já que só seria possível se originado a partir da explosão de uma super nova. No entanto, não havia nenhuma na área onde o raio se originou. Hoje, suspeita-se que a fonte de luz seria um buraco branco, porque a sua descrição é bastante semelhante ao observado. Por enquanto, devemos esperar para ter um novo evento que possa ajudar a confirmar ou não a existência deles. Porém, como os seus defensores dizem: "Se um buraco negro suga matéria, deve haver uma contrapartida para fazer o oposto. Além disso, até poucas décadas atrás ninguém acreditava na existência dos próprios buracos negros."


Nobel de Química premia estudo de ribossomos

As pesquisas de Venka-Traman Rama-Krishnan, Thomas Steitz e Ada Yonath revolucionaram o desenvolvimento de antibióticos.

Dois americanos e uma israelita foram premiados, nesta quarta-feira, com o Nobel de Química. As pesquisas deles revolucionaram o desenvolvimento de antibióticos.

Venka-Traman Rama-Krishnan, Thomas Steitz e Ada Yonath ajudaram a ciência a entender melhor como funcionam os ribossomas, as fábricas de proteínas encontradas nos núcleos das células. Isso tornou possível desenvolver remédios que bloqueiam o funcionamento dos ribossomos em bactérias que causam doenças e infecções. Os cientistas trabalharam separadamente, mas publicaram as descobertas quase ao mesmo tempo, nove anos atrás.

Sem comentários:

Enviar um comentário