Uma Tabela Periódica diferente..

Uma Tabela Periódica diferente..
Elefantes!!!!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Prémio Nobel da Química 2010...

O norte-americano Richard Heck e os japoneses Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki foram os investigadores distinguidos com o Prémio Nobel da Química, graças ao trabalho desenvolvido em formas mais eficientes de ligar átomos de carbono para construir moléculas complexas.
Estes três cientistas desenvolveram uma ferramenta que permite criar moléculas tão complexas como as que encontramos na natureza e que foram utilizadas para desenvolver novos medicamentos e materiais revolucionários como o plástico. De acordo com a academia sueca, o trabalho destes laureados é utilizado em todo o mundo "tanto para a produção comercial de medicamentos como para a indústria electrónica".
Na origem da criação destas moléculas complexas está o paládio (Pd), um elemento químico quase desconhecido dos leigos em química, mas comummente utilizado em odontologia. Os investigadores utilizaram este metal de transição para unir os átomos de carbono, num processo denominado por acoplamento cruzado do paládio catalisado, um dos processos mais sofisticados da química, criando-se assim elementos mais complexos aplicáveis no tratamento de cancro, na electrónica e na agricultura, por exemplo.
Antes destas reacções desenvolvidas por Heck, Suzuki e Negishi, já era possível fazer moléculas simples de carbono com recurso a técnicas antigas. No entanto, surgiam vários materiais indesejáveis, sendo que a utilização do paládio para unir átomos de carbono resultou na diminuição do aparecimento de “dejectos”.
O carbono foi assim mais uma vez protagonista nesta edição dos Prémios Nobel, depois de um trabalho sobre o grafeno ter valido o Nobel da Física.

Retirado do site do Ciência Hoje : http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=45411&op=all

Vanda Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário