Uma Tabela Periódica diferente..

Uma Tabela Periódica diferente..
Elefantes!!!!

sábado, 6 de novembro de 2010

Tecido em spray...!!!



Manoel Torres, académico e estilista espanhol, em parceria com Paul Luckan, especialista em tecnologia de partículas do “Imperial College London”, desenvolveu um material, nomeado Fabrican Spray-on. Com este projecto, Torres queria criar “um material futurístico, sem costuras, rápido e confortável”, e para isso baseou-se em tecidos mais antigos, como o feltro, que também é produzido a partir de fibras. Faltava-lhe então apenas, um modo de unir as fibras sem costurá-las ou tecê-las.
Fabrican Spray-on é um tecido composto por uma mistura de fibras pequenas, substâncias conhecidas como polímeros - que fazem com que as fibras se unam - e um solvente que permite que ele seja aplicado em forma líquida. A textura pode ser alterada de acordo com o tipo de fibra usada (lã, linho ou acrílico) e depende da forma de aplicação, que pode ser feita com lata de aerossol ou um spray de alta pressão. Depois da aplicação, o solvente evapora-se.
Este material pode ser borrifado na pele ou em outras superfícies para fazer roupas, curativos médicos e até cortinas. Uma vez aplicado na pele com tecnologia aerossol, ele seca instantaneamente, não forma costuras, pode ser lavado e vestido novamente.
O tecido pode ser produzido e mantido numa lata de aerossol esterilizada, que poderia ser “perfeita” para fazer curativos borrifados sem aplicar nenhuma pressão, no caso de queimaduras, ou para aplicar remédios directamente sobre um ferimento.
"A aplicação do tecido borrifado na moda é uma excelente forma de anunciar o conceito, mas também de querermos trabalhar com novas aplicações nas indústrias médica, de transporte e química", disse Luckham.

Mónica Serra

Sem comentários:

Enviar um comentário