Uma Tabela Periódica diferente..

Uma Tabela Periódica diferente..
Elefantes!!!!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Amor de mãe? A ciência explica.

Foi descoberto por neurocientistas do National Institute of Mental Health dos EUA que em determinadas regiões do cérebro feminino se verifica um aumento de volume durante a maternidade, regiões estas responsáveis pela motivação maternal, processamento de emoções e satisfação, assim como o pensamento lógico e as capacidades de decisão. Os autores do estudo acrescentam ainda que o crescimento destas zonas cerebrais possibilitam à mãe uma comunicação mais intensa ao cuidar da criança. As mulheres que se sentem muito ligadas ao seu bebé demonstram ter a modificação característica da estrutura cerebral. Assim, o conhecido instinto de mãe é substituído por uma reestructuração neurológica, sob a influência de todas as hormonas produzidas em maior quantidade durante a gravidez.

Botox: beleza ou saúde?

A cada vez mais conhecida toxina botulínica tipo A, ou botox, pode ter ainda um outro uso para além da cirurgia estética: o tratamento de enxaquecas crónicas. E porquê? O botox bloqueia a transmissão de impulsos nervosos para a musculatura, soltando tensões no pescoço e na cabeça ligadas às enxaquecas. E ficam também a saber que o botox é utilizado em até 30 músculos em toda a zona craniana. 

A ciência na saúde!

A ciência não pára de nos surpreender e eis outra grande contribuição: Agora para medir a tensão arterial no coração, poderá ser suficiente um minúsculo chip. O habitual catéter introduzido no coração utilizado para este mesmo efeito será susbtituído no futuro por um pequeno sensor com 10 milímetros. A energia é provida por indução, através do aparelho de leitura operado pelo médico. Assim, será possível analisar e acompanhar problemas cardíacos durante mais tempo, graças ao aparelho desenvolvido peço Instituto Fraunhofer de Sistemas Microelectrónicos.

Beatriz Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário