Uma Tabela Periódica diferente..

Uma Tabela Periódica diferente..
Elefantes!!!!

domingo, 28 de novembro de 2010

O QUADRICÓPTERO


Há algumas décadas, colocavam-se canários no fundo das minas de carvão como bioindicadores da concentração de metano e outros gases tóxicos inodoros. Se o canário morresse, os mineiros estariam em risco.
Desenvolvido pelo Instituto Federal de Investigação e Teste de Materiais, em Berlim, com apoio da empresa AirRobot, o quadricóptero é um passo importante para recolher informação em ambientes inóspitos. Com aplicações na vigilância florestal, no patrulhamento das costas, em medições de fugas de gás ou na avaliação de actividade vulcânica, o quadricóptero captou a imagem dos vulcanólogos numa demonstração nas Ilhas das Canárias (Espanha). Para Victor Hugo Forjaz, presidente do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, o engenho tem a "virtude de reduzir as descidas de pessoas e equipamento até aos locais vulcanologicamente activos, movimentando-se velozmente em espaços reduzidos e produzindo informação em tempo real".
Dotado de sensores para recolher medições de vários gases, o instrumento faz leituras sem tocar em qualquer superfície, suportando condições extremas de temperatura e humidade. Controlado remotamente, tem autonomia até 30 minutos de voo. Para a vulcanologia, o interesse é grande e óbvio: pode alertar para o risco de erupção iminiente e activar os procedimentos de emergência.

Carlota Cid

Sem comentários:

Enviar um comentário